segunda-feira, 5 de setembro de 2011

SMED “Troca Rápida - Aumento de eficácia através da melhoria da etapa de preparação de máquinas”

 A racionalização no uso dos termos é fundamental para eficácia do processo produtivo. Um dos fatores da baixa competitividade do setor de transformação de plásticos é o tempo excessivo na preparação da injetora e na troca de molde. Organizar esta etapa é garantia melhoria do processo e, conseqüentemente, de retorno do investimento. A troca rápida de ferramenta (TRF) tem por objetivo reduzir o tempo de setup, ou seja, o tempo em que a máquina fica parada para a troca de um ferramental. A TRF também é conhecida como SMED (Single Minute Exchange Of Die – Troca de ferramenta no tempo de um digito).

Definição de setup

            Aquelas tarefas necessárias e relativas às atividades de preparação de um equipamento, desde o momento em que se tenha completado a última peça boa do lote anterior até o momento em que se tenha feito a primeira peça boa do lote posterior.
Define-se dessa forma, como tempo total de setup o período transcorrido desde a produção da última peça boa do lote anterior até a produção da primeira peça boa do lote posterior.

METODOLOGIA SMED

Basicamente, a metodologia SMED consiste em sete etapas demonstradas na figura.




A TRF é uma metodologia que auxilia na mudança rápida de uma linha de produção possibilitando, conseqüentemente, respostas rápidas diante das necessidades do mercado. Apresenta grande vantagem quando aplicada na produção de lotes pequenos de fabricação, pois permite reduzir os estoques intermediários e custos de inventários.